sábado, 21 de maio de 2011

quarta-feira, 18 de maio de 2011

PROJETO DIDÁTICO

TÍTULO
Doenças relacionadas à água

OBJETIVOS
  • Identificar e compreender as relações entre o consumo de água e qualidade de vida;
  • Organizar e registrar informações sobre doenças relacionadas à água por intermédio de pesquisa nas tecnologias da informação e comunicação, exemplo, sites: jornalísticos, universidades, centro de pesquisas, blogs de escolas, jornais e revistas impressos;
  • Caracterizar causa e consequências da poluição da água para vida das pessoas e para o meio ambiente;
  • Propor, criar e imaginar soluções para possíveis problemas sobre a questão do uso, desperdício e preservação da água;
  • Socializar os conhecimentos construídos.
CONTEÚDOS
  • A água no Planeta Terra;
  • A água e o seu consumo;
  • Doenças decorrentes do uso e consumo de água poluída;
  • Qualidade de vida e esgotamento sanitário.
ANOS
  • 6º ao 9º ano.
TEMPO ESTIMADO
  • Oito aulas.
MATERIAL NECESSÁRIO
  • Computador com acesso à internet, máquina fotográfica, projetor, material impresso: revistas, jornais, cartilhas educativas.
DESENVOLVIMENTO

1º ETAPA (duas aulas germinadas)
  • Converse com a turma sobre as condições de moradia e saneamento básico em suas comunidades. Passe trechos de reportagens jornalísticas que mostram as condições precárias que as periférias das grandes cidades, especialmente, em Salvador passam, exemplo, falta de saneamento básico.
  • Conte que eles vão pesquisar nos vários meios de comunicação e informação doenças relacionadas à água e deverão trazer para próxima aula reportagens sobre as condições de vida que a população mais pobre passa nas periférias das grandes cidades.
  • Forme uma lista de discussão para que os alunos troquem informações sobre suas descobertas nas pesquisas.
  • Convide cada equipe a produzir um blog sobre o tema água e saúde.
2º ETAPA (duas aulas germinadas)
  • Produção de painel com as reportagens trazidas pelos anulos e esposto na sala de aula.
  • Convidar um agente de saúde para particiapar do debate sobre as consequências do consumo e contato com a água poluída para saúde. Convidar três educandos para fazer o registro do debate: por foto; filmagem e registro escrito.
  • Poste no blog da escola os registros produzidos no debate. Convide os alunos a fazem comentários no blog da escola.
3ª ETAPA (duas aulas germinadas)
  • Cada grupo deverá apresentar uma doença relacionada à água: forma de contagio,evolução da doença, danos causados ao corpo e prevenção. As informações coletas deverão ser postadas no blog da turma, assim como, todo o processo de coleta de dados. 
4ª ETAPA (duas aulas germinadas)
  • As equipes deverão apresentar a todos os colegas suas produções.
AVALIAÇÃO
  • Avalie todos os materiais produzidos (textos, esboços, roteiros, debates e comentários), a organização e a desenvoltura de cada grupo ao longo das atividades, a produção do blog.

WEBQUEST


INTRODUÇÃO
Água, bem precioso
A falta de água potável e de esgoto tratado facilita a transmissão de doenças graves. A maioria delas acontece entre crianças, principalmente as das classes mais pobres, que morrem desidratadas, vítimas de diarreias causadas por microrganismo.



TAREFAS
Atividade: doenças relacionadasa à água
Turma: 6º de escolarização
Tempo de duração da aula: 4 horas aula (uma aula por semana).
• Pesquisem em sites as doenças relacionadas à água.
• Formem grupos e escolham uma das doenças pesquisadas.
• Elaborem uma campanha para esclarecer a população sobre a transmissão da doença e sua prevenção.
• Apresentação das campanhas, utilizando um dos recursos disponíveis na web: prezi; slide share; produção de vídeo; produção de animação; criação de quadrinhos.
• Publicação das campanhas nos blogs de cada componente e na web.
• Participação nas listas de discussão.


PROCESSO
• 1º momento: a turma deverá pesquisar na web as doenças causadas pela ingestão de água não potável e o contato direto com o esgoto.
• 2º momento: postar na lista de discussão da turma o que foi compreendido sobre as doenças: forma de contagio, prevenção e tratamento.
• 3º momento: formar equipes com 4 componentes;
• 4º momento: cada equipe deverá escolher uma doença causada relacionada à água para produzir uma campanha de conscientização sobre os cuidados que devemos ter com a água.
• Para produzir a campanha as equipes deverão escolher uma das produções abaixo:
• Slide Share;
• Prezi;
• Vídeo;
• Animação
• Construção de quadrinhos no hagáque
• 5º momento: publicar os trabalhos nos blogs de cada participante da equipe e no youtube.
• 6º momento: Todo o processo de produção das campanhas deverão ser socializadas e discutidas na lista da turma.


AVALIAÇÃO
A avaliação terá como critério a participação de cada educando, seu posicionamento crítico, responsável e construtivo nos diferentes momentos da atividade e a produção e publicação das campanhas de conscientização da população do uso adequado da água e prevenção de doenças.



CONCLUSÃO
Devemos envolver os jovens e adolescentes em situações de aprendizagem que proporcione a compreensão da cidadania como participação social e política, adotando atitudes de solidariedade e cooperação em sua comunidade e no mundo. clic link abaixo.
http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=1164&id_pagina=1