quarta-feira, 18 de maio de 2011

PROJETO DIDÁTICO

TÍTULO
Doenças relacionadas à água

OBJETIVOS
  • Identificar e compreender as relações entre o consumo de água e qualidade de vida;
  • Organizar e registrar informações sobre doenças relacionadas à água por intermédio de pesquisa nas tecnologias da informação e comunicação, exemplo, sites: jornalísticos, universidades, centro de pesquisas, blogs de escolas, jornais e revistas impressos;
  • Caracterizar causa e consequências da poluição da água para vida das pessoas e para o meio ambiente;
  • Propor, criar e imaginar soluções para possíveis problemas sobre a questão do uso, desperdício e preservação da água;
  • Socializar os conhecimentos construídos.
CONTEÚDOS
  • A água no Planeta Terra;
  • A água e o seu consumo;
  • Doenças decorrentes do uso e consumo de água poluída;
  • Qualidade de vida e esgotamento sanitário.
ANOS
  • 6º ao 9º ano.
TEMPO ESTIMADO
  • Oito aulas.
MATERIAL NECESSÁRIO
  • Computador com acesso à internet, máquina fotográfica, projetor, material impresso: revistas, jornais, cartilhas educativas.
DESENVOLVIMENTO

1º ETAPA (duas aulas germinadas)
  • Converse com a turma sobre as condições de moradia e saneamento básico em suas comunidades. Passe trechos de reportagens jornalísticas que mostram as condições precárias que as periférias das grandes cidades, especialmente, em Salvador passam, exemplo, falta de saneamento básico.
  • Conte que eles vão pesquisar nos vários meios de comunicação e informação doenças relacionadas à água e deverão trazer para próxima aula reportagens sobre as condições de vida que a população mais pobre passa nas periférias das grandes cidades.
  • Forme uma lista de discussão para que os alunos troquem informações sobre suas descobertas nas pesquisas.
  • Convide cada equipe a produzir um blog sobre o tema água e saúde.
2º ETAPA (duas aulas germinadas)
  • Produção de painel com as reportagens trazidas pelos anulos e esposto na sala de aula.
  • Convidar um agente de saúde para particiapar do debate sobre as consequências do consumo e contato com a água poluída para saúde. Convidar três educandos para fazer o registro do debate: por foto; filmagem e registro escrito.
  • Poste no blog da escola os registros produzidos no debate. Convide os alunos a fazem comentários no blog da escola.
3ª ETAPA (duas aulas germinadas)
  • Cada grupo deverá apresentar uma doença relacionada à água: forma de contagio,evolução da doença, danos causados ao corpo e prevenção. As informações coletas deverão ser postadas no blog da turma, assim como, todo o processo de coleta de dados. 
4ª ETAPA (duas aulas germinadas)
  • As equipes deverão apresentar a todos os colegas suas produções.
AVALIAÇÃO
  • Avalie todos os materiais produzidos (textos, esboços, roteiros, debates e comentários), a organização e a desenvoltura de cada grupo ao longo das atividades, a produção do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário